domingo, 14 de outubro de 2007

90 Anos II













Diz o Marco ao mandar-me as fotos de Fátima: “Está magnífico, Ana!” Nem eu imaginava o quanto…Ao abrir a primeira fotografia fico emocionada, vejo ao lado da primeira ermida construída nos Açores e primeira a nível nacional depois da de Fátima, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, uma enorme cruz com Cristo para que ninguém esqueça que a Maria que veneramos é “apenas” a sua Mãe, aquela que deu o sim, aceitou, confiante e silenciosa numa Fé que nos deve interpelar, o seu destino de Mãe do nosso Deus, o amamentou, o criou, baixou as febres, curou os joelhos esfolados das traquinices, ficou aflita ao descobrir que Ele teria ficado para trás e lhe ralhou quando o descobriu na Sinagoga a dar “cartas” aos Doutores e depois acompanhou o mais próximo que pode, coração dilacerado, a Sua paixão e crucificação e radiante presenciou Sua aparição, ressuscitado. Foi a Sua mais fiel, embora silenciosa discípula.

A evocação à aparição de Maria em Fátima está muito bonita e fiel às descrições e imagens que povoam o nosso imaginário. O Anjo de Portugal também lá está representado. É um apelo à Eucaristia, a que aceitemos o convite de nos reunirmos em torno da mesa e partilhemos o Pão que é o corpo do Amado. Está linda a nossa ermida. Subamos e rezemos cada degrau do Terço que nos levam mais perto de Maria, Mãe e intercessora junto do Seu filho Jesus.

Que Deus abençoe, certamente abençoará, cada um que de algum modo tornou possível esta obra. Ao Padre Abel um grande abraço e um Bem-haja. Texto: Lua dos Açores, Fotos: MC