quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Artigo de Opinião: No desfecho ….do verão mariense.



Para muitos, o términos de mais um Festival Maré de Agosto, é sinónimo de regresso ao trabalho e fim de verão. No entanto, parece-me que Santa Maria, mesmo em atividades de verão podia trabalha-las até ao fim de setembro…mas isto são opiniões, e como não sou letrado, não posso opinar muito!
Mas este apelidado fim do verão, não deverá esquecer este ano, que não diria atípico, pois é normal nos verões marienses, mas em 2016 acentuou-se, a falta de “garra” em defender a nossa terra e mostrar que quem manda cá somos nós…mas alguns assim não entendem. Assim vamos descrever algumas cenas, que mesmo em ano de eleições não tiveram capacidade de “tentar tapar o sol com a peneira”.. nem isto tentaram fazer!
A nossa estrada de São Lourenço, como sempre entrega-se a obra a empresas que apresenta menor preço, depois vai disto, sempre á merce de outras para acabar obras…e lá tivemos em plena época alta Agosto que fazer mais 10km para cima e mais 10km para baixa para ir á magnifica baia de São Lourenço …e o culpado sou eu!?
Conseguem perceber porque não começou a obra na Maia? (e temos que concordar)….mas será que o lobbie foi mais forte que em S.Lourenço!?
Tivemos a entrada em funcionamento do Centro de …passagem de resíduos…ou melhor Centro de Tratamento de Resíduos! Tais resíduos só passam pelo edifício pouco tempo, pois a maioria é exportado para a Terceira porque o Centro não possuiu toda a maquinaria para “dar cabo dele”- para quando concluir um a obra que desde a sua construção deu problemas?
Temos um bomba nova…com grandes promoções, durante 1 mês…estavam á espera de que? Foi gasto dinheiro para faturar..nem que a curto prazo alguém  feche a porta …..
Desde logo as nossas zonas balneares, essencialmente as entregue ao nosso ambiente, mau demais par ser verdade: empresa publica quer “omeletes sem querer comprar ovos (!?!!)” , quer que haja nadadores e não quer pagar o devido valor pelo trabalho dos jovens, querendo ainda pagar menos do que ano transato…até greve fizeram, e lá vieram diretores á pressa a SMA …pois as chefias locais nada conseguiam… e o culpado sou eu!?
A estrada de Malbusca…hummmmmm, projetos e financiamentos, e tribunal de contas, e afinal estrada, passados 3 anos?
Agora temos charme ao começar a Vila…faz-se votos para que continue com tal projeção…será bom para SMA!
Temos a curto prazo o desfecho duma “grande instituição mariense” mas que alguns não promovem a sua continuidade, daqui a dias sem a regular entrega do nosso “ O Baluarte”, só ai nos vamos queixar da falta que nos faz, e quem lá fora anda, ainda mais vai acentuar tal falta…
Temos a curto prazo nova entrada de “grande superfície”, mas por outro lado já se fala em fechar um ou outro comércio local, será bom ou mau? E para o cliente final!?
E o tema eleições em pleno verão: escolhas de listas, unanimemente não consensual nos membros das concelhias locais dos partidos mais votados, A pergunta que fica no ar ,a maioria do votantes, tem a noção que das listas apresentadas tem lobbie com fartura, e assim quem ficará perder…sim serão os marienses e sua terra!
Secretários Gerais de partidos nos dias dos grandes eventos marienses… entenderá bem esta jogada politica…ou terá sentido inverso tais pretensões?
Correria de obras a poucos meses, promessas e presenças de políticos desde a agricultura, passando pela pesca até á educação….
De campo experimental para meloas…ficou novamente de pastagem…mas agora sem pedras, pois foram escolhidas…

Ou seja foi um período quente…que alguns chamam verão, que passou de pressa, e daqui até ás eleições ou melhor até ao natal, vai passar ainda mais de pressa, mas nós marienses, temos acima de tudo, marcar presença e não nos deixar levar…e não deixar correr o tempo tão depressa.

Agosto 2016
Texto recebido por leitor devidamente identificado.
Foto: SailAzores