terça-feira, 4 de abril de 2017

Quase um mandato depois................

No dia 2 de Março de 2015, através de uma carta enviada à administração da Unidade de Saúde de Santa Maria (USISM) e na qualidade de deputado municipal eleito pela CDU, solicitei  esclarecimentos relativamente à não instalação do Conselho Consultivo daquela unidade e, por consequência, da sua inatividade, contrariando o consagrado no Decreto Regulamentar Regional n.º 5/2011/A que regula a orgânica da USISM
Isto atendendo a que os dois representantes da Assembleia Municipal de Vila do Porto  tinham sido nomeados a 18 de Outubro de 2013 e a informação remetida um mês depois ou seja, a 18 de Novembro de 2013. Esta comunicação foi igualmente remetida à Secretaria Regional da Saúde.
Pormenorizar todo o processo que se seguiu durante todo este tempo seria, obviamente, maçador e não traria nada de novo à opinião que muitos de nós temos sobre matérias relativas à nossa saúde (e não só) por isso mesmo, adiante.......
Volvidos três anos e alguns meses, depois de concluídas várias reuniões que serviram essencialmente para elaboração/alteração da proposta de um Regulamento Interno, o Conselho Consultivo da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria viu finalmente o documento ser aprovado pelo Secretaria Regional da Saúde tendo o mesmo, sido homologado no passado dia 23 de Fevereiro. 
Contrariamente ao que se possa pensar, o funcionamento deste órgão é importante e deve ser salvaguardado daqui em diante principalmente pelos conselheiros indicados pela Assembleia Municipal pois são estes o elo de ligação com a população e é para ela que devemos estar SEMPRE disponíveis.